dinsdag 13 juni 2017

Tratamento psicológico





Quando nos sentimos emocionalmente mesmo mal convém procurar soluções, eventualmente tentarmos ser menos infelizes. Geralmente precisamos de ajuda, pois, neste momento, não funcionamos da forma mais eficiente.
Conhecer a metodologia do tratamento em psicologia, facilita a aproximação e a participação no mesmo.
Um problema psicológico (uma perturbação tal como a ansiedade ou a depressão) é um problema de saúde grave. Altera e deteriora profundamente o nosso funcionamento mental e físico.

O começo
A perceção na nossa meninice e adolescência de determinadas situações ou acontecimentos pode levar à interiorização de sentimentos muito fortes de angústia, revolta, tristeza, insegurança, indiferença. Não sendo atenuados, estes sentimentos muito fortes e incómodos vão passar a fazer parte de nós, caracterizando as nossas perceções, pensamentos, raciocínios, emoções e comportamentos. Passamos a ser marcadamente angustiados, revoltados, tristes, inseguros, indiferentes, agressivos. A nossa saúde e bem-estar foram afetados, a nossa existência é dolorosa.

Precisamos de ter consciência deste processo para adquirir a vontade de o reverter.
É a 1ª fase do tratamento: arrumar o meu passado emocional. Fazer as pazes com o meu passado, perdoar, viver em paz com o passado. Quanto mais não seja por ser o passado.

Alguns problemas graves que nos perturbam muito, neste momento, precisam de ser resolvidos: finanças, relações, emprego, estudo, etc. É a 2ª fase do tratamento: criar condições à nossa volta que nos permitam viver sem sentir permanentemente um stresse paralisante.

A seguir precisamos de reorganizar os nossos sentimentos, emoções, raciocínios e comportamentos tornando-nos mais doces e agradáveis. É a 3ª fase do tratamento: refazermo-nos, recriarmo-nos, sem desculpas com o passado, agradecidos e entusiasmados por termos esta oportunidade. Quem quero ser, o que quero ser? É uma fase (que queremos que seja) longa: viver conscientemente a nossa vida e sentirmo-nos bem com isso.


17.981 Views